onda kriolu

Surfe esta onda

OK

Surfe esta onda

What's Hot

PR pede oficialização imediata da língua cabo-verdiana

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Ainda este ano de 2025, no quadro dascomemoracoes dos 50 anos da independencia de Cabo Verde: José Maria Neves disse acreditar que já há condições para a oficialização plena do crioulo, porquanto já existem gramáticas, dicionários e estudos sobre a língua materna. 

“Eu acho que devemos trabalhar para, no quadro dos 50 anos da Independência Nacional, oficializar plenamente a língua materna, a única que une os cabo-verdianos”, notou José Maria Neves, que falava durante uma aula magna na Escola Técnica João Varela, no Porto Novo, sobre o percurso político de Cabo Verde.

Os próprios especialistas entendem que se deve avançar para a oficialização da língua materna, avançou o chefe de Estado, explicando que a própria Constituição da República recomenda a criação de condições para a oficialização plena do crioulo.

“Grande questão” relacionada com as variantes

Porém, coloca-se “a grande questão” relacionada com as variantes, mas no entender de José Maria Neves, existe, actualmente, mais intercâmbios entre as ilhas, o que tem facilitado a integração e a mistura do crioulo.

“De todo o modo, é preciso o consenso entre os partidos políticos”, entende o Presidente da República, para quem se deve trabalhar para que a oficialização plena da língua materna aconteça no quando das comemorações do quinquagésimo aniversário da Independência de Cabo Verde.

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

CATEGORIAS

NE

News Elementor

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry.

Popular Categories

Must Read

©2024- All Right Reserved. Designed and Developed by  Blaze Themes