A emoção está no ar. Tudo está definido para o início das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de Basquetebol da FIBA de 2027.
Dezesseis seleções se alistam para uma batalha épica em vários estágios, com o tão esperado objetivo de garantir seu lugar no Catar. A competição começa com quatro grupos de quatro equipes cada, enfrentando um formato de todos contra todos. Apenas os três primeiros em cada grupo avançarão para a próxima rodada. A tensão pode ser cortada com uma faca.
Na primeira fase, as seleções jogarão dois torneios durante três janelas programadas para novembro de 2025, fevereiro de 2026 e julho de 2026. Cada equipe jogará seis partidas emocionantes, procurando estar entre os três primeiros para continuar sonhando.
Os grupos são projetados para ser um verdadeiro desafio: o Grupo B reúne o Senegal, o RD Congo, Madagascar e a Costa do Marfim; no Grupo C, temos os atuais campeões africanos Tunísia, juntamente com a Nigéria, Ruanda e Guiné.
O Grupo A inclui Sudão do Sul, Camarões, Cabo Verde e Líbia, enquanto o Grupo D tem Mali, Egito, Senegal e Uganda.
A segunda ronda promete não deixar ninguém indiferente com mais duas janelas em agosto de 2026 e fevereiro de 2027. Os classificados serão medidos contra rivais de outros grupos em outros seis duelos emocionantes. Finalmente, apenas as duas melhores equipes de cada grupo e o melhor terceiro no geral receberão sua passagem de ouro para a fase final da Copa do Mundo no Catar.
Esta emocionante fase de qualificação africana promete uma competição acirrada, onde as potências continentais do basquetebol lutarão por uma das cinco cotas cobiçadas.
O torneio não só destaca talentos emergentes na África, mas também representa um passo crucial para a elite mundial. Está na hora de brilhar.
Enquanto isso, fora dos tribunais, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol elegeu novo presidente. Hélder Gonçalves, antigo presidente da Associação Regional de basquetebol de Santiago Sul, terá a tarefa de preparar a seleção nacional para os jogos de qualificação ao Mundial, mas também para o Afrobasket’2025, previsto de 12 a 24 de agosto em Angola. Este torneio reunirá 16 seleções divididas em quatro grupos, prometendo um espetáculo de alto nível com o melhor do basquete africano.