O crime aconteceu em dezembro de 2023 quando o turista austríaco, que responde por Fred, encontrava-se de visita a Cabo Verde para passar a quadra natalícia com amigos e conhecidos cabo-verdianos.
Na véspera do Natal Fred teve que receber assistência médica no hospital Agostinho Neto após ter sido agredido e assaltado dentro de uma casa no bairro da Várzea, na cidade da Praia.
Fred, de acordo com suas próprias palavras, foi vítima de “tentativa de homicídio” quando recusou entregar 800 contos que havia trocado no Platô nesse mesmo dia.
Para o obrigar a entregar o dinheiro, os assaltantes o agrediram à facada dentro dessa casa, para além de terem utilizado dois cães pitbull para o atacar.
Fred foi salvo por pessoas que, ouvindo seus gritos, foram bater à porta, tendo sido depois colocado num táxi que o levou ao hospital.
As investigações, conduzidas pela Polícia Judiciária, permitiram identificar dois suspeitos, entre os quais Sakay, agora condenado. O segundo arguido acabou por escapar à condenação, servindo apenas como testemunha.
Sakay, que já havia cumprido na Cadeia Central da Praia por vários outros crimes, dos quais tráfico de droga, foi sentenciado a 10 anos e seis meses de cadeia.