Matthias Schmelz, que se tornou conhecido em Portugal como o rei dos aspiradores – devido ao sucesso na empresa do segmento Rainbow – passou a ser procurado nas autoridades nacionais em 2019, altura em que foi acusado pelo Ministério Público de 26 crimes – 21 de recurso à prostituição de menores e cinco de aliciamento de menores para fins sexuais.
Assim que o escândalo rebentou na comunicação social, o empresário alemão fugiu, em primeira instância para o Dubai, e desde então está em parte incerta. Apesar de haver vários mandatos internacionais para a sua detenção, Matthias continua a viver em liberdade. Tendo sido avistado recentemente em Cabo Verede conforme confirmou um alto quadro da Policia Judiciária:
“Cheguei a vê-lo , por uma vez, numa praia da ilha do Maio.” – disse o quadro da PJ, confirmando que a polícia “ainda tentou montar uma operação de vigilância”, mas quando os agentes chegaram ao local “ele já não estava lá”. “As informações que temos, neste momento, é que, muito provavelmente, ele esteja ainda na ilha do Maio ou em S. Nicolau”.