Primeiro sacia a fome, mas depois protege a visão, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde intestinal. Fervido ou assado, sozinho ou acompanhado, o milho, verde ou seco, “kokedu” ou “piladu’, salvou centenas de milhares de cabo-verdianos nas crises de fome de tão má memória, mas mesmo hoje continua sendo o cereal mais popular em Cabo Verde, base na nossa ‘cachupa”, cuscuz, kufongu, papa, kamoka, xerén, ten-te-rén, pastel, pon-di-midju, etc, etc. O seu oleo, embora ainda não extraido em Cabo Verde, é muito utilizado para fritos e refogados.

Rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, o milho traz pelo menos estes 9 beneficios para a nossa saúde
.1. Ajuda a nanter a saúde dos olhos
Por ter ótimas quantidades de zeaxantina e luteína, que são carotenoides com ação antioxidante, o milho mantém a saúde dos olhos, porque os protege contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol e pela luz azul emitida por dispositivos eletrônicos, prevenindo situações como catarata e degeneração macular.
2. Fortalece o sistema imunológico
O milho fortalece o sistema imunológico, porque é rico em betacaroteno, um carotenoide que aumenta as defesas do organismo, ajudando a diminuir o tempo de duração de doenças como a gripe e resfriado.
3. Ajuda a emagrecer
Por ser uma ótima fonte de fibras, o milho aumenta o tempo de digestão dos alimentos no estômago, controlando a fome ao longo do dia e ajudando, assim, a emagrecer. No entanto, para favorecer o emagrecimento, o milho deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à prática regular de atividades físicas.
4. Diminui o “mau” o colesterol
As fibras insolúveis, que estão presentes em boas quantidades no milho, ajudam a diminuir a absorção da gordura à nível intestinal, diminuindo a concentração de colesterol “ruim”, LDL, no sangue.
5. Ajuda a manter a saúde da pele
O milho ajuda a manter a saúde da pele, porque contém vitamina A, luteína e betacaroteno, nutrientes e carotenoides que evitam os danos causados pelos radicais livres na pele, prevenindo a flacidez, a formação de rugas e o envelhecimento precoce.
6. Previne diabetes
Por ser rico em fibras, o milho diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, controlando os níveis de glicose no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
7. Melhora a disposição
O milho melhora a disposição física e mental por conter carboidratos, um nutriente que é essencial para fornecer energia para o cérebro e o corpo.
Além disso, o milho também é rico em vitamina B3, uma vitamina importante para transformar a energia presente nos alimentos em energia para as células do corpo.
8. Melhorar o trânsito intestinal
As fibras presentes no milho melhoram o trânsito intestinal, porque favorecem a formação das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.
O milho da pipoca é o mais rico em fibras, sendo um grande aliado para ajudar a manter o bom funcionamento do intestino.
9. Evita doenças cardiovasculares
O milho é rico em carotenoides, quercetina e antocianinas, que são compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória que melhoram a saúde das artérias e previnem a formação de trombos, evitando doenças cardiovasculares, como pressão alta, infarto e aterosclerose.
O milho engorda?
Quando consumido com moderação e usado em preparações simples e saudáveis, como na forma cozida, assada, ou em receitas como sopas, saladas, cuscuz ou pães, o milho não engorda.
No entanto, por possuir carboidratos, o milho pode engordar quando consumido em excesso. Além disso, preparações muito calóricas com milho, como bolos, milho cozido com manteiga ou pipoca feita com óleo, por exemplo, também podem engordar.