Em 2024, mais de 150 pessoas morreram vítimas da doença e, até Abril deste ano, foram registados 29 casos que resultaram em óbitos.
A Comissão da Campanha Nacional de Vacinação Animal contra a Raiva tem cerca de um milhão de vacinas anti-rábicas para imunizar, até 12 de Maio, milhares de animais domésticos, entre cães, gatos e macacos.
O secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, lembra que a raiva não tem cura e alerta aos criadores para vacinarem os seus animais.
“A raiva não tem tratamento. Esta é a chamada de atenção, que queríamos aqui alertar todos que têm animais em casa, gatos, cães e macacos, são chamados a vacinar os nossos animais”, apelou o governante.
O médico sinalizou que, no ano passado, a raiva matou cerca 171 pessoas, revelando que, de Janeiro a Abril deste ano, o país notificou 29 casos que foram a óbitos. Leonardo Inocêncio afirmou que o grupo etário mais afectado nos dois últimos anos foi o dos 5 aos 14 anos.
“Dados registados, em 2024, revelam que foram registados 171 casos de raiva e igual número de óbitos. O número de casos é igual ao número de óbitos, o caso da letalidade que é 100%. Já no mês de Janeiro a Abril de 2025, foram notificados 29 casos e com igual número de óbitos”, disse o secretário de Estado para a Área Hospitalar.
A campanha pretende alcançar uma cobertura de vacinação em animais que visa avançar na Estratégia Nacional da Eliminação da Raiva como um problema de saúde pública em Angola.