O tecido nacional de Cabo Verde é o Panu’l Terra (ou Panu di Terra). Este tecido de algodão, adornado com intrincados motivos geométricos, é tecido em Cabo Verde desde meados do século XV e transmitido de geração em geração. Possui profundo significado cultural, servindo não apenas como vestimenta, mas também como acessório.
A história deste pano remonta à época do Descobrimentos. Quando os escravos eram trazidos, de outros países africanos para as ilhas, utilizavam teares rudimentares para fazer roupa, como o “Panu di Terra”. Nos séculos XVI e XVII, à medida que o seu valor foi reconhecido por mercadores estrangeiros, na costa africana, este produto ajudou a impulsionar a economia local, naquela época.
Panu di Terra é uma peça importante pelo seu significado. Ao longo do tempo tornou-se uma peça que estava presente em todos os momentos importantes da vida dos cabo-verdianos: desde os nascimentos (onde as crianças eram embrulhadas), os casamentos até os funerais, onde o uso de Panu di Terra era quase obrigatório. Isso fez com que o seu uso se tornasse um símbolo de respeito e consideração pelos outros.
Com a globalização, algumas tradições mudam. No entanto, os cabo-verdianos (e estrangeiros) valorizam essa incrível peça de roupa. Os estilistas locais usam-na como inspiração para produzir roupas novas, reavivando essa tradição e fazendo com que esta se perpetue no tempo. Mas o Panu di Terra tradicional também é usado, tanto por mulheres mais velhas quanto mais jovens, que valorizam as tradições e seu uso. Em alguns grupos de música tradicional, Panu di Terra também é usado como vestuário.
O Panu di Terra não é vendido apenas como roupa, mas também como lembrança, o que significa um importante retorno econômico aos artesãos que dedicam seu tempo a criá-lo. Além disso, a curiosidade sobre o modo como é feito e com mais estrangeiros interessados em ver e usar este tipo de roupa, significa que há uma oportunidade em termos de turismo, no que diz respeito a esta tradição antiga.
A peça de roupa tornou-se um símbolo que representa um país e sua cultura. Por isso, é usado em muitas cerimônias oficiais pelos funcionários do governo de Cabo Verde, tanto enquanto roupa como presente – e foi um presente para o Papa.
Panu di Terra é uma peça de roupa, um símbolo cultural e algo do que os cabo-verdianos se orgulham.